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Tutorial Maya

Como renderizar edges? – Maya e Mental Ray

Esse efeito pode ser gerado usando qualquer shader. Nesse tópico, vou usar o próprio lambert1, padrão do Maya.

1 – Abra o Hypershade (Window > Rendering Editors > Hypershade).

2 – Selecione o material lambert1 e clique no botão “Output Connections“.

3 – Na Work Area do Hypershade, vai ser mostrado os nodes de conexão do shader. Dê um duplo clique no node InitialShadingGroup para abrir as opções no Attribute Editor.

4 – Dentro do grupo Mental Ray > Contours, habilite “Eneable Contour Rendering“. Em Color, escolha a cor dos edges e em Width, defina a espessura do edge.

Essas foram as configurações no material. Falta agora a configuração global dos contornos:

1 – Abra o Render Settings (Window > Rendering Editors > Render Settings)

2 – Habilite o Mental Ray como renderizador, caso não esteja habilitado.

nota: se o mental ray não estiver na lista, será necessário habilitá-lo nos plugins. Para isso, acesse Window > Settings/Preferences > Plugin Manager… Procure pelo “mayatomr.mll” e habilite o Load e Autoload.

3 – Acesse a guia Features e abra os grupos Contours e Draw By Property Difference.

Habilite “Eneable Contour Rendering“, no primeiro grupo, e as opções “Around silhout (coverage)” e “Around all poly faces“, no segundo grupo.

5 – Renderize.

A imagem abaixo mostra o processo graficamente:

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