//
you're reading...
Tutorial Maya

Introdução ao render – Maya

Este post tem a finalidade de mostrar as principais ferramentas para render. É uma introdução e um guia rápido para começar a trabalhar com render pelo Maya Software. O Maya possui 4 renderizadores:

  • Maya Software (padrão): não gera iluminação fisicamente correta, nem materiais reais. É o método “old school”.
  • Mental Ray: gera GI e possui materiais reais e outros efeitos fisicamente corretos.
  • Maya Hardware: renderiza previews usando a placa de vídeo, passos específicos e partículas específicas.
  • Maya Vector: gera imagens em vetor ou estilo vetor.

Para visualizar na viewport o enquadramento correto da cena, habilite o Resolution Gate:

O tamanho final do render, mostrado no Resolution Gate, é configurado dentro do Render Settings, grupo Image Size:

O Render Settings também pode ser acessado através do menu Window > Rendering Editors > Render Settings.

Para visualizar a imagem na Render View, basta clicar no botão Render the current frame (renderizar frame atual). Isso fará com que a Render View seja aberta e o render comece no mesmo instante. Se você clicar no botão Open Render View, esta será aberta, porém, sem gerar render. Se nenhum render tiver sido feito antes, a Render View mostrará uma imagem preta, caso contrário, ela mostrará o(s) último(s) render(s) feito(s). Para renderizar a partir da Render View, basta clicar em Redo Previous Render (veja mais abaixo):

  • Redo Previous Render: renderiza imagem no frame atual
  • Render Region: renderiza somente a área onde foi feita uma janela de seleção. Clique com o botão esquerdo do mouse  em qualquer parte da imagem renderizada e arraste o mouse para desenhar uma área retangular, de borda vermelha. Solte o botão e clique em Render Region. Isso fará um render somente dessa área.
  • Snapshot: mostra a imagem da viewport no lugar da imagem renderizada. Isso é bom, pois gera uma referência para se usar o Render Region, caso nenhum render tenha sido feito previamente.
  • Open Render Settings window: abre as opções de render.
  • Display RGB Channels: mostra a imagem colorida, ou um dos canais RGB, ou em tons de cinza (Luminance). Clique com o botão direito sobre este botão para ter acesso a essas opções.
  • Dislay Alpha Channel: mostra o canal Alpha da imagem renderizada.
  • Display Real Size: na render view, é possível usar o Pan e o Zoom, da mesma forma que na viewport. Depois de dar um Zoom Out ou Zoom In na imagem, clique neste botão para que a imagem seja mostrada no tamanho real.
  • Keep Image: mantém uma cópia da imagem renderizada na Render View. Ao fazer outro render, tanto a imagem anterior quanto atual ficam na render view para comparação.
  • Remove Image: deleta imagens mantidas com o botão Keep Image.
  • Renderizador Atual: permite escolher o renderizador.

Por padrão, algumas informações são mostradas embaixo da imagem renderizada:

  • Tamanho da imagem: mostra o tamanho final da imagem gerada, configurada no Render Settings.
  • Zoom: mostra a quantidade de zoom atual na Render View, usando Alt + Botão Direito. O valor 1 significa imagem sem zoom (clique no botão Display Real Size).
  • Renderizador atual: mostra o nome do renderizador usado para gerar a imagem atual.
  • Frame: especifica qual frame foi renderizado.
  • Tempo de render: mostra o tempo que a imagem levou para ser gerada.
  • Câmera: mostra de qual vista a imagem foi renderizada.

Para salvar a imagem gerada na Render View, acesse o menu da Render View: File > Save Image…

Para escolher qual vista será renderizada na Render View, acesse o menu da Render View: Render > Render > escolha vista . O mesmo pode ser feito com o Snapshot: Render > Snapshot > escolha vista.

Por padrão, o renderizador usado no Maya  é o Maya Software. Se você tentar renderizar uma imagem cujas luzes projetam sombras do tipo Raytrace ou que tenham materiais no qual o valor do campo Reflectivity seja maior que 0 (zero), deve-se habilitar a engine Raytrace, no Render Settings. Caso contrário, sombras Raytrace não serão geradas, assim como os reflexos dos materiais, pois os reflexos reais são Raytrace. Para habilitar a engine Raytrace, acesse o Render Settings > Maya Software > Raytracing Quality e habilite a opção Raytracing:

Para renderizar animações, deve-se usar o Batch Render (modo Rendering > Render > Batch Render ):

Porém, antes, é necessário fazer algumas configurações no Render Settings:

Grupo File Output

File name prefix: nome base do arquivo de imagem que será gerada.

Image format: tipo de arquivo de imagem. Em animação, renderiza-se sequência de imagens, uma para cada frame.

Frame/Animation ext: define como será a nomenclatura dos arquivos que serão gerados. Por exemplo, se o nome definido em File name prefix tiver sido casa, a opção do Frame/Animation ext for name#.ext, e Image Format for TGA, então, os arquivos se chamarão casa1.tga, casa2.tga, casa3.tga e assim por diante (name = nome do arquivo; # = número do frame e ext = extensão do arquivo).

Frame padding: define quantos dígitos haverão na nomenclatura do frame. Por exemplo, no valor padrão (1), a nomenclatura fica casa1.tga, casa2.tga, etc. Com valor 3, fica casa001.tga, casa002.tga, etc.

Grupo Frame Range

Nota: se o campo Frame/Animation ext estiver com o valor padrão name (Single Frame) ou name.ext (Single Frame), o grupo Frame Range estará desabilitado.

Start Frame: define o início da renderização da animação, ou seja, a partir de qual frame a animação deve ser renderizada.

End Frame: define o final da renderização da animação, ou seja, até que frame a animação deve ser renderizada.

Grupo Renderable Cameras

Renderable camera: define a vista que será renderizada.

Cor do Background da imagem

A cor de fundo (background) está atrelada à câmera. Ou seja, se houver mais de uma câmera, cada uma pode gerar uma cor diferente para o fundo. Para alterar esse atributo, selecione a câmera (pode ser pelo OutlinerWindow > Outliner, ou pelo ícone da viewport). No Attribute Editor, procure pelo grupo Environment e altere o valor de Background Color:

Abaixo, segue um render com a cor de fundo alterada para azul:

Qualidade do render

Por último, para aumentar a qualidade do render no Maya Software, acesse Render Settings > Maya Software > Anti-aliasing Quality e configure os campos Quality e Edge anti-aliasing, usando os presets existentes. Quanto melhor a qualidade, maior o tempo de render:

Mais uma vez, esse post é só uma introdução e um guia rápido, sendo assim, só os principais atributos foram mostrados. Posts futuros discutirão essas mesmas áreas de forma mais profunda e abordarão outras áreas que não foram mostradas aqui. Qualquer dúvida, entre em contato.

Discussão

4 comentários sobre “Introdução ao render – Maya

  1. Um belo dia para você

    Cara, adorei a sua explicação.É disso que precisamos ,é melhor um tutorial que lhe dê compreensão do que um que só lhe informe qual a melhor configuração.Poderia ter uma sobre animação.

    Muito obrigado

    Publicado por SatanFull | 14/10/2011, 5:29 pm
  2. valeu pelos toques! fazem anos q eu trabalho com maya, mas eu SEMPRE preciso consultar o google qdo vou setar mental ray! qdo não esqueço de selecionar a camera certa, coloco tipo “nome do arquivo, extensão, numero” ou outro erro crasso… hehe! sua página ja me ajudou mais de uma vez!

    Publicado por culturaingotas | 02/10/2013, 12:48 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Arquivados

%d blogueiros gostam disto: