//
you're reading...
Tutorial Maya

Transferindo UVs de um objeto para outro

Existem situações em que temos na mesma cena objetos iguais. Por exemplo: um carro possui 4 rodas e 4 pneus idênticos. Você pode modelar uma roda, gerar as Uvs e depois copiar o objeto. Isso garante que as cópias terão as mesmas UVs do objeto original. Mas caso queira deixar para gerar as UVs depois de ter feito as cópias, é possível transferir as UVs do objeto original para as cópias. Não é necessário nenhum plugin. Basta acessar o menu Mesh > Transfer Attributes.

Selecione primeiro o objeto de origem, ou seja, o que possui as UVs corretas e depois selecione o objeto de destino, para o qual as UVs serão copiadas. Depois, abra o Transfer Attributes:

As opções que julgo mais importantes para transferência de UVs estão no grupo Attribute Settings, em Sample settings. Nos meus testes, as opções que funcionaram melhor foram a Component e a Local, mas você pode testar as outras. Abaixo, segue uma explicação tirada do Help a respeito dessas opções:

Local

Essa opção funciona corretamente somente se os objetos tiverem valores de transformações (Translate, Rotate e Scale) idênticos. Para “zerar” os valores dos dois objetos, use  Modify > Freeze Transformations.

Component

Com essa opção, os atributos de um objeto são transferidos diretamente de componente para componente. Sendo assim, os objetos devem ser idênticos.

Abraço,

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Arquivados

%d blogueiros gostam disto: