//
you're reading...
3D, Animação, Autodesk Maya

The Setup Machine 2

Eu não costumo instalar plugins nos softwares que eu uso. Porém, rig (setup de personagem) não é meu forte. No Max já tentei usar o Character Studio (o sistema de biped), mas não me adaptei, pois para animá-lo é necessário usar seu próprio sistema ao invés de animar normalmente como se criasse bones. Não testei o CAT, mas dizem ser melhor que o Character Studio, porém, ainda tem que animar dentro de seu sistemas, também. No XSI existe um gerador de rig, o Biped Guide. Ele cria um guia permitindo que você o adapte em seu personagem. Existem uns controles de volume que facilitam o Envelopamento (Skin). Mas alguns controladores não fazem o que eu gostaria que fizesse, então, eu teria que complementar o rig escrevendo ou não expressões, etc. Acabei deixando pra lá. No Maya não existe nada de rig de pronto. Porém, existe um plugin comercial para gerar rig chamado The Setup Machine (TSM), que está na versão 2. Resolvi experimentar.

O TSM também gera, como no XSI, um guia de rig. Fiquei impressionado com a facilidade de adaptá-lo ao personagem. Depois de fazê-lo, basta clicar num botão e pronto! O Rig está pronto com todos os bones e controladores. Até aí, tudo bem. Quando comecei a testar os controladores e a conhecer seus parâmetros fiquei realmente animado! É muito completo! Fácil de criar e super eficiente. Pra bípedes, ele já tem um guia pronto, mas você pode criar setup para qualquer tipo de personagem, pois ele permite que vc use guias de partes separadas. E uma coisa importante pra mim: anima normalmente, através do sistema do próprio software.

TSM2

A “malha” do guia pode ser ajustada para ficar com a forma aproximada do personagem. Se desejar, ao criar o rig, pode-se também querer criar as influências para o envelopamento, ou seja, o TSM já adianta o trabalho de envelopamento baseado na forma de seus aneis. No meu caso, apenas linkei as peças do meu personagem teste aos Joints (bones) do rig. É possível ajustar a escala dos controladores e alterar suas formas bem como renomá-los.

Também não achei um software caro, pela ajuda que proporciona: US$99,00. Uma pena que só exista para Maya. Para mais informações, acesse o site do desenvolvedor, que também possui uma ferramenta para criar Rig Facial, o The Face Machine: Anzovin Studio

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Arquivados

